Edie Sunday: As Primeiras Impressões sobre a Daguerreotype Achromat Art Lens

Enamorada pela sua sensibilidade à luz, cor e suavidade, enviámos a objectiva Daguerreotype Achromat a Edie Sunday que partilhou connosco essas fotografias e ainda nos deu ideias inspiradoras e dicas para os novos usuários desta objectiva.

O que te faz fotografar analógico?

Para começar, nunca fotografei em digital e não o pretendo fazer. É um meio totalmente diferente para mim e não me transmite o mesmo 'feeling' como acontece com o filme. Poderias até dizer que eu estou mais obcecada com o filme do que com a fotografia em geral. Para mim, as possibilidades são ilimitadas quando fotografo em analógico. Não há um fim para a experimentação e os resultados que podem ser alcançados são variáveis. Acho que visualmente, a sensação do filme é quase necessária para transmitir os meus estados de humor e é a forma como eu vivo o mundo. Nada é nítido, nada é sólido. Eu vejo o mundo como algo vibrante, nebuloso e cheio de emoção, e o filme proporciona-me a hipótese de comunicar essas qualidades de experiência no meu trabalho.

O que é que te influencia e à tua arte?

Sempre fui influenciada por longos períodos do passado. Mesmo que não seja intencional, as cores que aparecem no meu trabalho são muitas vezes azuis turquesa turvos e amarelos porque passei a minha infância rodeado de lojas de antiguidades. É quase semelhante com a música - todos os meus mais profundos amores musicais estavam por perto antes de eu nascer. Cresci a amar o romantismo de Elvis, junto dos cantores de country e música de disco dos anos 70. Quando comecei a envelhecer e comecei a entrar para dentro de algumas subculturas, descobri bandas como Joy Division e The Smiths, que mudaram a minha vida para sempre.

Muitas vezes, quando estou a trabalhar, escuto música clássica e música francesa dos anos 20/30. Quanto às pessoas, são os meus amigos e companheiros mais próximos que me influenciam. As suas energias e os seus corpos - estou sempre a interpretar o que estão a sentir e a forma como se mexem ou como eles se vêm em relação a mim e à minha câmara. E por último, e mais óbvio, as paisagens que estão à minha volta. Se são montanhas ou oceanos ou desertos, o trabalho responde às paisagens de maneiras únicas.

Como é que a Daguerreotype Achromat influenciou o modo como fotografaste?

A Daguerreotype Achromat, definitivamente, afectou a maneira como fotografei. Estava focada na variedade de aberturas e inserções únicas que criam os diferentes efeitos, e adorava ver as mudanças através do visor em vez de ter que esperar para obter os negativos. O facto de ser uma objectiva para retratos também me influenciou -- estou acostumada a fotografar com 50mm / 24mm e senti-me muito mais próxima das pessoas com a Achromat. Depois de ver o meu primeiro rolo percebi o quanto realmente esta objectiva se distingue das restantes. Tudo parecia brilhar e tudo ficou muito vibrante (que eu adoro). Então soube o tipo da atmosfera que poderia criar e compor precisamente em termos de composição de luz uma imagem. Tudo parecia muito mais suave e sonhador com a Achromat.

Tens algumas dicas de como fotografar com esta objectiva?

Gasta um par de rolos de teste primeiro para que possas ter uma ideia da singularidade da objectiva! És capaz de criar imensas formas estéticas todas elas diferentes e eu nem sequer tive tempo para chegar a todos eles! Experimenta tudo e não tenhas medo de disparar com a objectiva aberta. Essas foram minhas fotos favoritas. Tudo estava difuso e radiante mas da maneira mais bonita. Além disso, brinca com a iluminação de maneiras estranhas. A lente manipula a luz de uma maneira muito diferente da que estou habituada e por isso tenho um monte de maravilhas inesperadas porque tentei coisas que não ficaria muito bem com a objectiva na abertura intermédia.


Adoras objectivas únicas e singulares? Experimenta a Daguerreotype Achromat, disponível para pré-venda em Lomography Loja Online.

Se quiseres descobrir mais sobre a Edie Sunday visita o seu website ou segue-a no Instagram. Todas as fotografias são da autoria da Edie Sunday e foram usadas com a sua permissão.

written by Katherine Phipps on 2016-11-16 #gear #news #people #places

Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens

The world’s first photographic optic lens from 1839 redesigned to work with modern-day digital and analogue cameras and deliver the most unique ethereal aesthetics imaginable. Compatible with Canon EF and Nikon F mounts, and many more using adapters.

More Interesting Articles