1982

A concepção da LOMO LC-A

Foi assim que tudo começou – O General Igor Petrowitsch Kornitzky, braço direito do Ministro da Defesa e Indústria da URSS, bateu com a sua câmara compacta japonesa chamada Cosina CX-1 sobre a mesa do seu camarada, Michail Panfiloff Panfilowitsch. Panfiloff, que era o director da poderosa Fábrica Óptica e Armas Russa LOMO, examinou cuidadosamente o objecto, observando a sua objectiva de vidro e a sua alta sensibilidade à luz.

Ao perceber o seu potencial, os dois cavalheiros deram ordens à fábrica LOMO PLC em São Petersburgo, Rússia, para criar uma versão melhorada da Cosina CX-1 – e a primeira amostra de trabalho da LOMO LC-A nasceu!

1984

A LC-A entrou na produção em massa

Em 1984, a LOMO LC-A começou a ser produzida em massa, com 1200 pessoas a trabalhar na câmara.Começou com a produção de 1100 unidades por mês para o mercado russo, mas a popularidade da câmara facilmente se espalhou para outros países comunistas como a Polónia, Checoslováquia e Cuba.

1991

Descoberta! A LC-A faz uma viagem a Viena

Enquanto visitavam a cidade de Praga, um grupo de jovens estudantes vienenses tropeçaram na LOMO LC-A numa peculiar e antiga loja de câmaras. O grupo adquiriu a câmara e começou a disparar intensamente. Ao voltar para Viena, os seus rolos revelaram imagens estranhamente bonitas. A curiosidade começou a surgir pelos amigos, familiares e estranhos – estes queriam as suas próprias câmaras LC-A!

1992

O nascimento oficial da Sociedade Internacional Lomográfica

O interesse pela misteriosa jóia Soviética estava a crescer rapidamente e os fundadores da Lomography recorreram à realização de várias viagens até à Rússia, a fim de procurar mais e mais câmaras LC-A.

Foi em 1992 que a decisão foi oficialmente tomada de fundar a Sociedade Internacional Lomográfica (Lomographic Society International – LSI). Durante o verão, as lendárias “10 Regras de Ouro da Lomography” foram escritas e posteriormente publicadas pelo jornal “Wiener Zeitung”, juntamente com o revolucionário “Lomography Manifesto” a 5 de Novembro. Pouco depois, a Câmara Municipal de Viena, cedeu à LSI uma casa vazia, em Breitegasse, no 7º distrito da cidade, para servir como base para todas as operações Lomográficas! Foi aqui que a primeira exposição Lomography foi realizada. Na exposição, 700 LOMO LC-A foram vendidas e nasceu uma das características mais marcantes da Lomography – o LomoWall!

1994

Lomography passa a estar Online, nasce a primeira Lomography Embassy Store e há em simultâneo uma exposição em Nova Iorque e em Moscovo.

Em 1994, a Lomography invadiu a internet, com o lançamento da lomo.com. Foi também, nesse ano, que uma exposição lomográfica foi realizada em simultâneo em Nova Iorque e Moscovo, com LomoWalls maciças a enfeitar cada cidade. Rapidamente, a primeira Lomography Embassy Store foi criada em Berlim.

1996

Segurar o Futuro da Lomo LC-A

Com a popularidade da LOMO LC-A a aumentar, o maior desafio que aconteceu até agora para Lomography surgiu quando os fabricantes russos decidiram parar a sua produção. Mas os fundadores da Lomo rapidamente se mexeram e reuniram-se com responsáveis da fábrica LOMO Optics na Rússia e também com Vladimir Putin para os convencer a continuar com a produção da LC-A!

1997

O primeiro congresso da Lomography foi em Madrid

Lançamento da lomo.com como lomography.com: o novo site introduziu uma loja online com todos os produtos, interacção com a comunidade, projectos especiais, actividades e serviços, além da WorldArchive, que exibiu uma colecção de incríveis lomografos de diferentes lugares em todo o mundo .

Também, em 1997, o primeiro Congresso Mundial Lomographic foi realizado em Madrid e tinha uma LomoWall com mais de 120 metros – que consistia em mais de 35.000 fotos analógicas !

1998

A Actionsampler é lançada na Photokina

Em 1998, lançámos a “Actionsampler” de 4 objectivas: http://shop.lomography.com/actionsampler-flash na Photokina – a maior convenção de fotografia do mundo. A câmara de plástico de aparência estranha faz quatro imagens sequenciais em 35 mm e foi um sucesso mundial !

2000

A Supersampler é lançada e novas funções do site são reveladas

Projectada, fabricada e patenteada pela Lomography, a “Supersampler”: http://microsites.lomography.com/supersampler/ foi lançada em 2000 e surgiu como uma câmara revolucionária que consegue colocar numa fotografia de 35 mm quatro imagens sequenciais.
Entre as novas funções da comunidade lançada em lomography.com estavam as LomoHomes – um espaço para a comunidade Lomography armazenar todas as suas fotos analógicas e fazer suas próprias LomoWalls!

2001

A primeira loja Lomography

A primeira loja da Lomography no mundo abriu em Viena, em 2001. A loja distinguia-se por paredes enfeitadas com LomoWalls – fotografias impressas e coladas na parede, uma vasta gama de produtos inovadores e a linha completa de itens Lomográficos. A loja organizava, também, workshops analógicos e outras actividades para a crescente comunidade lomográfica.

2002

O 10º Aniversario do Lomography World Congress foi em Viena

Em 2002, Viena acolheu o 10º aniversário da Lomography com um Congresso Mundial que foi uma grande festa e mostrou belas fotos da Lomografia.

2003

Lomography Fashion faz a sua grande entrada

Em 2003, introduzimos a bolsa Sidekick TPE – desenhada para guardar as câmaras, rolos e até mesmo um pequeno portátil. Este lançamento “catapultou” a nossa linha de artigos de moda que inclui agora T-Shirts, sacos de viagem, bolsas de câmaras e acessórios.

2004

O Lomography World Congress na China e a maior LomoWall de sempre!

Em 2004, foi instalada a maior LomoWall ate à data durante o Congresso Mundial da Lomography na China. Durante uma semana inteira, Pequim estava repleta de brilhantes fotografias analógicas e toneladas de actividades emocionantes!

2005

A Câmara Fisheye é Lançada

2005 foi o ano que introduzimos um avanço na fotografia com a primeira câmara compacta do mundo – Fisheye .
Produzindo cerca de 180 graus de distorção numa fotografia de 35mm, a Fisheye One oferece a maneira mais fácil e mais conveniente para tornar belas fotos Fisheye!

2006

A Fabulosa LC-A+ entra no mundo Lomography

Em 2006, introduzimos a LOMO LC-A+. A LC -A + oferece as mesmas qualidades cativantes da original LOMO LC-A, nitidez com bom contraste, saturação profunda e a vinheta lhe é característica – além de ter mais funcionalidades interessantes, tais como um botão para múltiplas exposições e a opção de usar os acessórios recém-desenvolvidos!

2007

Lançamento da Diana+ no mercado fotográfico, a Colaboração com os White Stripes e o London World Congress

Em 2007, a Diana+ nasceu. Parecida com a reprodução fiel da década de 1960, a clássica médio-formato Diana + não é uma mera réplica, também oferece recursos avançados nas suas novas e excitantse opções criativas.

Esse ano também se assistiu à abertura da Lomography Gallery Stores em Hong Kong, Paris e Seul, o Congresso Mundial em Londres e a nossa colaboração com a banda The White Stripes com câmaras de edição limitada Jack Holga e Diana Meg+.

2008

A Lubitel+ é lançada no mercado e, também, os novos rolos Lomography Slide X-Pro e Redscale

Em 2008, lançámos a Lubitel+ – esta é a nossa versão “pimped -up” da Lubitel a Famosa TLR russa. A Lubitel oferece a capacidade de alternar entre 120mm e 35mm e ainda tem um excelente obturador .

Duas técnicas fotográficas – processo cruzado e redscale – tornam-se mais fáceis de realizar com a introdução das primeiras películas Lomography – o rolo Lomography Slide X-Pro e do rolo Lomography Redscale .

2009

A Diana Mini chegou e a LOMO LC-A Celebra 25 anos

2009 foi o ano em que lançamos a Rainha miniatura favorita de todos, a Diana Mini. . Com um design inspirado na sua irmã mais velha, a Diana F+, a Diana Mini fotografa com rolos de 35mm e permite-te escolher entre disparar 36 fotogramas quadrados ou 72 fotos Half frame (ou metade do fotograma) num só rolo.

Também houve mais notícias relacioandas com o universo Diana. A exposição internacional, Diana World Tour, que partiu esse ano, com o objectivo de partilhar as melhores fotos quadradas com vinheta e com direito a grandes festividades com Lomógrafos de todo o mundo. Finalmente, vimos a Diana+ tornar-se uma câmara instantânea com o lançamento da Diana Instant Back+.

Celebramos a icónica LOMO LC-A+ da forma como tudo começou, com o lançamento da LC-A+ 25º aniversário e um design sul-coreano intitulado como “No Nukes” como edições limitadas!

O site Lomography foi lançado novamente, com novos recursos e uma melhor experiência on-line para a nossa expansão e comunidade global! Lançámos também versões localizadas do site para o Canadá, Taiwan, Tailândia, Coreia, China, Reino Unido e Itália, bem como a abertura de nove novas Gallery Stores em todo o mundo!

2010

"As 10 Profecias para um Futuro Analógico" na Photokina, mais o lançamento da Sprocket Rocket e da Spinner 360°

2010 será para sempre lembrado como o ano em que a Lomography garantiu que o futuro permaneceria analógico de uma vez por todas! Nós agarrámos a oportunidade na Photokina, em Colónia, novamente pela tempestade, espalhando amor analógico e anunciando as nossas 10 Profecias para o Futuro Analógico!

A revolucionária Spinner 360° foi lançada e foi rapidamente premiada com o Prémio Escolha Consumidores Europeus! Em seguida, deu origem à Sprocket Rocket lançada em Outubro, a primeira câmara analógica dedicada inteiramente a um formato que aparece os sporkets da película!

E para garantir que realmente o futuro é analógico lançámos toda uma gama de rolos 120mm e 35mm, incluindo redscale e película X-Pro.

Na celebração da LOMO LC-A, que deu origem o movimento Lomography, foram criadas duas edições limitadas: a LC-A + White & LC-A+ Gold. Também neste ano, 10 grupos fanáticos pelo analógico de todo o mundo uniram-se para juntar-se à “corrida” LC-A – uma corrida pelos quatro cantos do mundo na sede da Lomography em Viena, armados com um GPS, um caderno e uma LC-A + !

2011

A Lomografia Times Square está em exibição e tem imensos novos produtos

Em 2011, o povo de Hong Kong celebrou tudo em análogo com a incrível Exposição Lomography Times Square. Mais de 100.000 pessoas apareceram para descobrir e explorar um enorme LomoWorldMap composto por milhares de imagens Lomográficas e uma colecção de quatro câmaras gigantes, incluindo a Sprocket Rocket, Diana F+, Fisheye No.2 e uma Lubitel 166+. Foi nesta exposição que anunciámos o lançamento do Guia da Cidade de Hong Kong e uma edição especial Branca da Sprocket Rocket para comemorar o evento!

Em Maio, apresentámos a incrível e compacta do mundo, a Lomo LC-Wide; a mais recente inovação do legado LOMO. Com uma objectiva de 17 milímetros, a ultra grande angular Minigon , os lomógrafos ficaram malucos.

Em seguida, em Julho, criámos a câmara La Sardina que contém um flash inovador – o Lomography Fritz the Blitz. Com uma objectiva grande-angular, a La Sardina atraiu uma série de recém-apaixonados pelo analógico para a diversão da Lomography.

Em Julho, espalhámos ainda mais o amor analógico com o lançamento da edição limitada LC-A+ Russia Day. . Também demos um grande passo para garantir o futuro das películas a preto e branco com o lançamento do nosso novíssimo Earl Grey e Lady Grey.

Em Novembro, lançámos uma das inovações mais emocionantes do ano – a primeira câmara de filmar Lomográfica do mundo – a LomoKino: //microsites.lomography.com/lomokino/ – que acrescentou uma nova dimensão à fotografia analógica.

2012

20 anos de Lomografia, voltam os rolos 110 e uma grande disputa entre analógico e digital

2012 foi um ano extremamente excitante para todos os produtos da Lomography. Recebemos bastantes câmaras e começámos a celebrar o nosso 20º aniversário.

Para começar, anunciámos que a Lomography voltou a lançar os rolos de 110mm para todo mundo. O formato deste rolo esteve descontinuado desde 2009 e foi um prazer trazê-lo de volta com estilo para o lançamento de Orca B&W 110 e Tiger CN 110. Com isto também produzimos o nosso primeiro formato de câmaras 110, A Fisheye Baby 110 e Diana Baby 110. (Podes encontrar mais sobre elas no nosso site).“:http://microsites.lomography.com/110-cameras/”

Em Setembro, demonstrámos a nossa natureza, já curiosa, ao realizar um enorme questionário sobre como os mundos analógicos e digitais estão envolvidos na vida de um lomógrafo. A pesquisa foi respondida por 5000 pessoas de 82 país e daí retirámos alguns resultados interessantes. Podes ver os dados como info gráfico no nosso site “Analógico vs Digital.”http://microsites.lomography.com/analogue-vs-digital/"

Também anunciámos o que muitos diriam ser a melhor notícia do ano até Outubro. Nesse mês, nós anunciamos o lançamento da "Belair X 6-12. "http://microsites.lomography.com/belair/ " a primeira câmara no mundo com auto-exposição de formato 6×12.

E se isto não foi suficiente, também passou a ser o ano em que celebrámos os nossos 20 anos! Exactamente, a Lomography começou em 1992 – Celebrámos o nosso aniversário dando uma vista de olhos nas nossas memórias favoritas no 20th Anniversary Site."

2013

A nova objectiva Petzval é (re)inventada, a câmara Konstruktor e a película LomoChrome Purple film são postos à venda.

2013 começou com uma grande explosão. A final de Janeiro, lançámos dois produtos. Primeiro, demos início à nossa primeira campanha Kickstarter com o Lomography Smartphone Film Scanner que oferece a forma mais facilitada de digitalizar a fotografia analógica.

Ao fim de poucas semanas revelámos a película "LomoChrome Purple Film “:http://lmgr.ph/lomochrome” disponível nos formatos de 35mm e 120mm. Com esta película podes transformar tons verdes em roxo brilhante; dá um aspecto semelhante à lendária película Kodak Aerochrome e foi um sucesso garantido em toda a comunidade Lomography.

Passamos rapidamente para Abril e celebramos o primeiro “Film Photography Day” :http://microsites.lomography.com/film-photography-day/ Os entusiastas do analógico reuniram-se no dia 12 de Abril para a festa: fotografar, conhecer e celebrar a fotografia analógica de todas as formas.

No Verão, tivemos ainda mais dois lançamentos. Primeiro surgiu a Konstruktor A primeira câmara do-it-yourself SLR de 35 mm.

Em Julho, voltámos a ter a campanha Kickstarter, desta vez para re-inventar as lendárias Petzval Lens. A Lomography New Petzval Lens não só dá um estilo clássico e antigo, mas também permite que seja moderno com as câmaras Canon EF e a Nikon F (e outras câmaras que usem um adaptador). A Campanha Kickstarter teve um tremendo sucesso e atingiu a sua meta de financiamento em menos de 24 horas.

Como se não fosse suficiente os novos produtos que lançámos durante o ano, foi lançado em Outubro o Experimental Lens Kit que trabalha com todas as câmaras digitais Micro de 4/3 e dá aos fotógrafos a oportunidade de fotografar várias exposições e colorir as suas fotografias com três objectivas diferentes.

2014

A família instantânea da Lomografia e a família Art lentes estão a expandir-se! Além da nova marca de rolos

No primeiro semestre de 2014, três novas câmaras instantâneas foram lançadas. A LC-A+Instante Camera e a Belair X 6-12 Instant Camera foram um êxito LC-A+ e a Belair X 6-12 com instante snap-shooters. Em Maio veio a “Lomo’Instant” :http://microsites.lomography.com/lomo-inexistant-camera/ a primeira máquina instantânea da Lomography e a mais criativa! Foi a 3ª consecutiva bem-sucedida campanha Kickstarter e fez da Lomography a primeira empresa a ter 2 projetos e levantar 1 milhão de dólares na categoria Design de Produto da Kickstarter.

Durante o ano, também lançamos as “New Russar+ Lens” :http://microsites.lomography.com/russar-lens/ (L36/M Mount) que expande a família de Art Lens da Lomography. A New Russar+ é um renascimento da lendária 1958 Russar Mr-2, que foi a mãe de todas as lentes de grande abertura angular e super modernas. Com a New Russar+ podes tirar fotografias nítidas e de grande ângulo de carácter maravilhoso. É perfeita para fotografar paisagens, arquiteturas, retratos e fotografia de rua.

Em Agosto, celebramos um ano desde que revelamos pela primeira vez a “New Petzval Lens” http://microsites.lomography.com/petzval-lens/ mantendo a primeira e dedicada Petzval e exibindo as melhores fotografias tiradas com a Petzval na galeria da Lomography de lojas em todo o mundo. Para coincidir com o Film Photography Day no início do ano, também tivemos duas competições “Search For Analogue Stars” para encontrar os melhores fotógrafos de filme no século XXI.

Tivemos também um monte de lançamentos de filmes durante o ano. Em Julho, revelamos o filme ao The World Cine200 Tungsten; que é um filme cinematográfico especialmente alterado para que seja usado em máquinas fotográficas de 35mm.
Tendo vendido para fora numa questão de dias, ficamos muito satisfeitos por sermos capazes de oferecer o seu Follow-Up, a 400 ISO Cine400 Tungsten Film, em outubro. E o nosso filme divertido ainda não foi feito. Mais tarde, em Outubro, foi lançado o LomoChrome Turquoise XR 100-400 Color Negative Film “:http://lmgr.ph/lomochrome.” Este filme é semelhante ao LomoChrome Purple mas oferece cores novas, loucas e divertidas para desfrutar. Ele banha as tuas fotos em tons brilhantes, transformando cores claras em tons de azul desde água até cobalto, transformando os verdes em tons esmeralda profundas e mudar o cristal do mar para um tom dourado

2015

Toda a nova comunidade do site Lomografia

De 2015 até agora estamos extremamente animados por termos lançado a nova marca Lomography Community Site! Este site tem sido totalmente redesenhado é totalmente otimizado para todos os tamanhos do ecrã. Conversamos com milhares de membros da comunidade Lomography para que sejam almejados novos recursos e melhorias para o nosso site. O novo site permite-te ver mais de 12,000,000 fotografias, ler mais de 50,000 artigos de revista e conectar com mais de 1 milhão de talentosos Lomographers de todo o mundo.

2016

A Primeira Objectiva Óptica do Mundo foi Reinventada, uma Câmara Instantânea Como Nunca Antes Vista e os Prémios de Fotografia Anuais da TEN AND ONE Lomography

Em Abril de 2016, acrescentamos um novo membro à família Lomography Art Lens, sempre em expansão. Inspirado pela objectiva que deu origem ao mundo da fotografia prática, o Daguerreotype Achromat 2.9/64 Art Lens é perfeito para fotografar imagens ricas e atmosféricas com belos fundos bokeh. A nossa nova Art Lens foi financiada, com sucesso, no Kickstarter em apenas quatro horas – não poderíamos ter pedido uma resposta melhor!

Inspirados pelo apoio à Daguerreotype Achromat, o mês de Agosto de 2016 viu-nos a regressar ao Kickstarter para lançar uma câmara instantânea diferente de qualquer outra. Totalmente automática, repleta de recursos criativos e super fácil de usar, a Lomo’Instant Automat permite tirar fotografias perfeitamente expostas em qualquer situação de iluminação. A nossa novidade foi um enorme sucesso e recebemos excelentes críticas de todo o mundo.

Estávamos super animados para levar as nossas duas novas invenções à Photokina, a maior feira mundial de fotografia e vídeo. Tivemos toneladas de diversão na nossa banca, tendo uma competição instantânea ao vivo, apresentando exposições, conversando com os visitantes e deixando as pessoas experimentarem os mais recentes produtos da Lomography. Ficámos encantados com o facto de muitas pessoas terem ido visitar o nosso stand e de terem ficado apaixonadas pelos nossos produtos.

Criámos competições para celebrar a grande fotografia produzida pela nossa comunidade talentosa que sempre estiveram no coração da Lomography, e é por isso que decidimos lançar o Prémio Anual de fotografia Lomography TEN AND ONE. Os lomógrafos são desafiados a explorar as margens da fotografia, pensar fora da caixa, e enviar as suas melhores imagens em 11 diferentes categorias , incluindo “Urban Explorers” e “Breaking Boundaries”. Os vencedores de cada categoria qualificam-se para o Prémio Anual de fotografia Lomography TEN AND ONE. Em 2016 recebemos toneladas de entradas inspiradoras e ficamos encantados em premiar o vencedor com mais de 20.000 EUR de prémios no final do ano!