Dica da Semana: Bem-Vindos à Cidade Neon!

2017-06-21

As borboletas a voar, o pólen no ar e os céus azuis claros - parece que nada pode dar errado quando sais com a tua câmara para umas fotos lomográficas, até que, mais tarde, disparas umas fotos e de repente começa a chover e voltas para o teu quarto escuro. Então o que fazer? Dá luz a um néon para criares algo divertido, diz a nossa Dica da Semana!

submetido por j_robert

Aqui estão um conjunto de dicas para para todos os lomógrafos interessados em fotografias com pouca luz, fontes de luz artificial, longas exposições de tempo e pinturas de luz.

Geralmente, o sol é o melhor amigo do lomógrafo. Este ilumina os teus objectos de diversas maneiras e, muitas vezes, pode fornecer a maioria dos alargamentos alucinantes da objectiva que jamais imaginaste ser possível. Pessoas como kylethefrench fizeram muitos progressos na iluminação do escuro com LED's, blacklights e flashes. Eu também embarquei em algumas dessas experiências. Aqui estão algumas dicas que eu coleccionei e que espero que te encorajem a pegar na tua câmara favorita depois do pôr-do-sol:

Vai Devagar
Vamos começar com o básico: a velocidade da película é muito importante para fotografar com pouca luz assim como também é importante não sobre compensar. O rolo mais rápido que eu geralmente escolho fotografar é 400 ISO. Se estiveres a usar um flash, 400 ISO provavelmente é rápido o suficiente, mas tem em mente que os filtros de cores reduzem a luz. Um ISO mais lento mantém o grão menos visível e também ajuda a evitar a sobre exposição se estiveres a fazer longas exposições. Para as minhas recentes experiências, optei por usar o Fuji Sensia 200 ISO com uma Lomography Diana Mini, e Fuji Superia Reala 100 ISO com a Pentax K-1000. Esses rolos são flexíveis e muitas vezes resultam em óptimas cores. Enquanto disparas, mantém a velocidade do rolo em mente para que conheças as limitações e capacidades do teu stock de rolos, mas nunca hesites em experimentar.

Acessórios
Há uma série de ferramentas que recomendo porque têm preços razoáveis e podem electrificar as tuas imagens em Light Painting. Um tripé é muito útil e permite que mantenhas uma imagem nítida durante uma longa exposição. Se não podes ter um tripé, tenta deixar a tua câmara numa superfície plana para a manteres estática. Um cabo disparador também é infinitamente útil. O cabo disparador da Lomography tem um mecanismo de bloqueio que permite que faças longas exposições sozinho. Basta configurares a câmara no modo B, bloquear o cabo disparador e deixar que algo se desdobre antes da objectiva. As luzes coloridas e os LEDs são as minhas ferramentas de disparo favoritas. Eu encontrei uma lanterna LED com três filtros de cores por menos de €10, bem como um Blacklight por menos de €10. Essas luzes não são as suas únicas opções. Joga com qualquer coisa, incluindo bolas de discoteca, espelhos e estroboscópios. Ecrãs de TV e outros aparelhos electrónicos também emitem diferentes e únicos tipos de luzes.O flash da "Diana F+ http://www.microsites.lomography.com/diana/products/diana-plus-flash é um excelente acessório. Não só permite que coloques vários destaques e fantasmas nas tuas imagens, mas também funciona como uma luz vermelha para pinturas uma vez que é carregado com pilhas. Adoro as cores saturadas e os efeitos psicadélicos que todas estas ferramentas podem criar.

Mantém Uma Mente Aberta
Agora, uma vez que estás pronto para iniciar a tua própria exploração nocturna, tenta não te limitares ou evitar avenidas criativas. Nem todas as exposições são um sucesso, mas as falhas garantem que o futuro seja muito melhor. Ao longo das minhas experiências, foquei-me, particularmente, em cores saturadas, iluminação negra e movimento de luz energética. Como Kylethefrench, muitas vezes exploro imagens líricas, imagens sensuais, modificações de câmaras, cenários e até pinturas de luz pictórica. Faça com que seus amigos se envolvam e se divirta, ou passe algum tempo sozinho e fique louco!

Pensamento na Abertura

Quando usei a Diana Mini, sabia que a minha exposição podia ser bastante longa, mas também não tinha a opção de usar uma abertura menor. Com isso em mente, tentei fazer as minhas pinturas rapidamente e evitei usar mais de um flash por exposição. Embora a Diana Mini seja simples, a objectiva grande angular e as configurações de half frame criam efeitos muito interessantes. Se está à procura de um método mais avançado e técnico, considera a tua abertura. As câmaras analógicas premium geralmente oferecem a opção de tamanho de abertura. Eu joguei com esta técnica ao usar minha câmara favorita, a velha Pentax K-1000 que era do meu avô. Fiz a maioria das pinturas da luz com esta câmara em F8 ou F11, mesmo algumas em F16 (os F stop diminuem de tamanho à medida que os seus números aumentam. F8 permite metade da luz na câmara como F5.6). Uma pequena abertura mantém a tua imagem nítida e permite um foco mais profundo (profundidade de campo) dentro do fotograma. Tem em mente que isso limita a quantidade de luz que atinge a película e por isso são necessárias exposições muito mais longas. Com uma pequena abertura, as fontes de luz, por vezes, acendem e transformam-se em pequenas formas semelhantes a estrelas. Uma grande abertura é vantajosa por direito próprio. O uso de luzes práticas, como lâmpadas, podem criar imagens fracas, macias e abstractas, ou até mesmo permitir que mergulhes o tripé por algum tempo.

Empurra-a
Esta é a minha sugestão final ... Se gastaste um rolo inteiro em longas exposições e você queres ter certeza de que os resultados irão fazer justiça ás tuas experiências, deves fazer push do teu rolo. Este processo de revelação complementa a escolha de um rolo de ISO baixo, como o meu Sensia 200 e o Reala 100. No entanto, queres ter a certeza de que todas as tuas exposições estão um pouco expostas. Push Processing geralmente pode explodir uma imagem...e produz maior contraste e saturação de cor. Também funciona bem com uma técnica de abertura pequena. Esse processo nem sempre é fácil, mas a maioria dos fotógrafos que fazem processos de revelação têm essa opção.

Estas imagens são provenientes de um rolo de 100 e 200 ISO, e com efeito push de um stop durante o processo de revelação

Desta forma concluo a minha longa lista de Dicas Lomo. Espero que isto seja últil lembra-te que é divertido fotografar durante a noite e no escuro.

Escrito por j_robert on 2017-06-21 #equipamento #tutoriais

Artigos ainda mais interessantes