Lomo'Instant LomoAmigo:Jorgen Axelvall

Cada pessoa vê o mundo de forma diferente. A forma como vemos as coisas são afectadas pelos nossos sentimentos, características e intenções. Jorgen Axelvall, um artista visual e fotógrafo de nacionalidade sueca que actualmente reside em Tóquio, retrata a sua visão criativa através da fotografia. Ele recriou o seu mundo através de fotografias instantâneas. Admira estas imagens de excelente gosto.

Lomo’Instant Fotografia de Jorgen Axelvall

Nome : Jorgen Axelvall
Localização : Tokyo, Japan
Câmara : Lomo’Instant
Website : www.jorgenaxelvall.com

Fala-nos um pouco sobre ti.
Eu nasci na Suécia e foi lá aprendi o básico da fotografia e a trabalhar numa câmara escura.
Em 1996, mudei-me para Nova Iorque. O plano era ficar por um ano e obter alguma experiência de trabalho com os melhores fotógrafos do mundo e depois voltar para a Suécia.

Fiquei por lá uns 15 anos e aprendi muito, sobretudo sobre a vida. Em 2011, a 11 de Março, em cima da hora exacta do grande terremoto de Tohoku, o meu avião aterrou no Japão e Tóquio é agora a minha casa.

Como é que entraste na fotografia?
Eu sempre adorei ver os álbuns de fotografias da minha mãe e quando tinha perto de nove anos de idade deram-me uma uma daquelas câmaras bastante básicas 35mm compactas e fiquei viciada. Ficava muito dispendioso estar a fotografar em película o tempo todo e para a maioria eu só estava a querer… Eu apenas queria enquadrar a imagem através do visor e clicar no botão e ouvir o som do enrolador e memorizar a imagem na película.
Mais tarde, eu e alguns amigos construímos uma câmara escura e aprendi a revelar os negativos e a fazer ampliações. A partir daí passei todo o tempo a fotografar só em película e a fazer impressões.

Lomo’Instant Fotografia por Jorgen Axelvall with hand-made paper frame.

Como descreverias o teu universo fotográfico e os teus temas preferidos?
Os meus interesses são vastos e tenho a certeza que as pessoas iriam ficar confusas, mas eu estou mais interessado em documentar um sentimento que seja realista. Eu não me importo com a tecnologia, pixels ou se a imagem é ainda acentuada. O meu mundo está longe de ser um quotidiano muito nítido. De qualquer maneira eu vivo num borrão constante, estou bastante míope (risos).

Como foi a experiência de fotografar com uma câmara Lomo’Instant?
Eu costumava tirar fotografias com uma Polaroid e adoro a sensação de gratificação instantânea. Neste mundo digital realmente aprecio que consigas obter algo originale que nunca possa ser duplicado. Talvez o filme instantâneo seja mais precioso do que um negativo.

Quais foram as funções da Lomo’Instant que mais gostaste de usar?
Eu usei o modo “bulb” para as exposições com pouca luz que é algo que estou habituado a fazer. Depois de todos estes anos a tirar fotos, o meu cérebro já se tornou um medidor de luz o que geralmente faz com que precise de uma câmara com “auto-exposição”. E a possibilidade de fazer múltiplas exposições é excelente.

Fala-nos sobre esta câmara. Como aconteceu esta ideia?
Eu decidi usar a Lomo’Instant exatamente há uma semana e trouxe a câmara comigo porque parecia-me ser a câmara mais interessante para retratar o meu dia-a-dia. Estas imagens são uma espécie de “diário visual de uma semana”, mas tiradas com filme instantâneo. Com este género de filme, raramente tiro mais do que uma imagem na mesma situação. Eu não gosto de ficar parado à espera da revelação do filme e neste caso já aconteceu.

Lomo’Instant Fotografia por Jorgen Axelvall

As tuas fotos instantâneas são bastante artísticas e experimentais. O que é que achas que tornou isto possível?
Isto é o meu estilo pessoal, mas a câmara ajudou bastante. Não é realmente uma câmara de imagens super nítidas e controladas, mas capta muito bem o que eu vejo. Assim como alguns insectos ou animais que ficam facilmente fascinado por cores simples, padrões ou luzes. Eu vejo e fotografo.
Com as pessoas eu geralmente gosto apenas de sair com elas e quando vejo algo interessante possa dizer: – “espera, fica aí, deixa-me tirar uma foto a isto.”

Tens alguma dica para quem é iniciante neste género de câmaras como é o caso da Lomo’Instant?
Eu nunca li o manual de instruções porque é mais divertido descobrires por ti mesmo, mas esta é uma câmara diferente de qualquer outra. Em vez de desperdiçar filmes tira algum tempo para decidires qual o tipo de resultado que estás à procura e, se algo não sai como tu querias, tenta entender o que estás a fazer para fazeres melhor. Permite-te a experimentar, no início, as diferentes lentes e configurações. Muito em breve vais saber o que preferes.

Projectos para o futuro?

I have been working on a personal art project that I call “I was looking for Park Hyatt Tokyo” for almost 7 years and now it’s finally time to show it.

There will be an exhibition at Park Hyatt Tokyo, opening on November 28, and at the same time a publication will be released. I say publication because it’s not a typical book, more like..well you have to see for yourself..

Tenho vindo a trabalhar num projecto pessoal artístico que intitulei de “I was looking for Park Hyatt Tokyo” que dura há quase 7 anos e agora finalmente é hora de mostrá-lo.
Haverá uma exposição no Park Hyatt em Tokyo, a inaugurar a 28 de Novembro, e ao mesmo tempo lançarei uma uma publicação. Eu digo publicação porque não é um livro típico, mas depois vocês vêm por vocês.

Para saberes mais visita o website: www.parkhyatttokyo.com

Obrigado pela entrevista, Jorgen!

written by ciscoswank on 2016-07-15 #people

Mentioned Product

Lomo'Instant

Lomo'Instant

Extend the Borders of Instant Photography with the World’s Most Creative Instant Camera System and say "hello" to the Lomo'Instant Camera! The Lomo'Instant is the perfectly sized Instant Camera to take wherever you go! It’s the most creative way to shoot fantastic photos which you can share anywhere and with everyone in an instant.

More Interesting Articles